Responsabilidade social, para nós, é a forma de conduzir os negócios de forma clara, ética e transparente com todos os nossos públicos de interesse. Nós respeitamos a diversidade humana e cultural de cada indivíduo, pensando sempre no bem-estar coletivo e individual no âmbito de nossa área de atuação, a saúde.
Fundamental para o tratamento de inúmeras doenças, os exames que requerem diagnósticos por imagem nem sempre são acessíveis à população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As filas de espera e a falta de equipamentos acabam prejudicando possíveis prevenções para muitos brasileiros. Para lidar com essa falta e contribuir com a comunidade, o Cetrus realiza, desde a sua fundação, 21 anos atrás, exames gratuitos em sua sede em São Paulo, e unidades em Belo Horizonte (MG) e Recife (PE). Com ações sempre pensamento no bem coletivo da sociedade, o Cetrus realizou uma parceria com a Prefeitura e Estado para atender a demanda de exames de imagem da população.
Todo ano, mais de 50 mil pacientes passam pela avaliação de médicos já graduados em processo de aperfeiçoamento na área de ultrassonografia, sob a supervisão de profissionais renomados no mercado, e levam para casa, também gratuitamente, os resultados impressos para cada exame. Para os adultos estão atualmente disponíveis para realização: Ultrassonografia Geral, Doppler, Biópsias (com anátomo-patológico), Colposcopia, Papanicolau, Vulvoscopia e Ecocardiografia e Ecografia.
Para crianças de 3 a 7 anos, os exames oferecidos são: o Ultrassom de Abdome, que avalia os órgãos internos, o fígado, a vesícula biliar, baço, pâncreas, rins e bexiga nos casos de dor abdominal, abdome inchado, perda de peso e vômitos.
Em bebês de até 6 meses, é realizado o Ultrassom Transfontanela que é feito na cabeça para avaliação do cérebro, geralmente em crianças que ainda tenham a moleira aberta. O exame é recomendado para bebês com um perímetro cefálico alargado, triagem para o sangramento no cérebro - especialmente em prematuros -, triagem para anormalidades congênitas e casos de convulsões e epilepsia. O Cetrus realiza ainda o Ultrassom do quadril, também em bebês de até 6 meses de idade, para detectar quadril deslocado ou subdesenvolvido.
O agendamento é feito pelo site, telefone ou pessoalmente em uma das três cidades e é necessário apresentação de documento com foto e pedido original com carimbo do médico. Ao marcar com a atendente, o paciente é informado sobre o preparo para cada exame e na data da realização é permitido um acompanhante por pessoa.
Os atendimentos acontecem durante as aulas práticas em pacientes voluntários encaminhados pelo Sistema Único de Saúde, por indicação médica ou agendamento prévio. Após serem examinados, todos levam o laudo para casa, sem precisar esperar pelo resultado por dois ou três dias como é na maioria dos laboratórios.
Atendimentos
Os pacientes são encaminhados por postos de saúde, AMAS, hospitais, prefeituras de cidades próximas e instituições de ensino que não possuem estrutura para tais atendimentos, em conformidade com os convênios firmados com a Secretaria da Saúde da Prefeitura de São Paulo (Sistema SIGA) e a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo (Sistema CROSS).
O Cetrus também firmou termos de cooperação com a entidades:
- Amparo Maternal;
- AMENEG - Assistência Médica e Nefrológica de Guarulhos, Clínica de Nefrologia;
- Clínica Unitha;
- Gapendi - Grupo de apoio às Portadoras de Endometriose e Infertilidade
- UNTR – Unidade de Nefrologia Diálise e Transplante Renal;
- AMO ACALENTAR – Associação Ministério Nacional e Universal de Endometriose, Infertilidade e Dor Crônica do Brasil;
- CETENE - Centro de Terapia Nefrológica;
- Outras entidades assistenciais sem fins lucrativos
Ao longo dos últimos 10 anos, o Cetrus proporcionou mais de 290 mil atendimentos gratuitos à população, e no ano de 2015 até o mês de novembro assim distribuídos:
- Unidade São Paulo: 57.210 atendimentos (Janeiro a Dezembro 2015)
- Unidade Recife: 9.561 (Janeiro a Dezembro 2015)
- Unidade Belo Horizonte: 2.708 (Junho a Dezembro 2015)
Depoimentos de quem já utilizou
“Esperava mais de cinco meses na fila do SUS quando, num posto de saúde, me indicaram o Cetrus. Desde então, faço exames mensais e sempre saio muito satisfeita. Hoje estou com 35 semanas de gestação e fiquei sabendo que era um menino no Cetrus. Uma coisa que gosto muito é que enquanto os médicos vão vendo as imagens com o aparelho, eles vão me explicando o que é cada coisa. Saio segura para cuidar das próximas semanas do meu bebê.”
Talitah Rodrigues Lima (auxiliar de escritório - 26 anos)
“Me indicaram o Cetrus para um ultrassom de mama que o médico tinha recomendado e eu fui sem saber exatamente como seria. Saí de lá com o resultado nas mãos, depois de espera mínima e ótimo atendimento. Eu amei! Depois até voltei para um ultrassom no ombro e ainda indiquei para uma amiga que também precisava fazer exames e não estava conseguindo pelo SUS.“
Mercês Ana das Neves (cozinheira - 60 anos)
“Sou de Mogi das Cruzes e conheci o Cetrus por recomendação de uma ONG de deputados quando completei 21 anos e não podia mais usar os benefícios do Hospital do Servidor. Fui atendido no período da tarde, rapidamente, gostei bastante e me senti bem recebido. O exame que eu fiz foi um ecocardiograma a pedido do médico, depois de ter passado mal na academia. Agendei o pedido para o mês de julho e no dia do exame já levei o resultado para casa”.
Lucas Messi Rodrigues (funcionário público – 21 anos)