Utilização da Ultrassonografia Pulmonar de Emergência em Tragédia no Brasil
Sexta-feira, 08/02/2013 - Categoria:
A utilização da ultrassonografia em pacientes críticos politraumatizados está se popularizando nos grandes centros do nosso país graças a máquinas cada vez mais portáteis e com melhor definição de imagem.
A avaliação da cavidade abdominal, da área cardíaca e da caixa torácica destes pacientes críticos, é protocolada por um exame chamado de FAST- Estendido (EFAST). Desta forma, o médico pode buscar respostas para salvar o paciente com risco de vida. Além do diagnóstico de possível hemotórax, o exame proporciona também a identificação de pneumotórax e patologias que levam a congestão pulmonar.
Na recente tragédia ocorrida em Santa Maria no Rio Grande do Sul, o atendimento inicial aos sobreviventes pelos médicos emergencistas foi realizado de forma sublime, com o emprego da ultrassonografia EFAST, que teve papel fundamental na avaliação e seguimento daquelas vitímas com provável comprometimento pulmonar.
Veja o vídeo na reportagem do programa Fantástico da Rede Globo de televisão o atendimento inicial aos sobreviventes pelos médicos emergencistas:
A equipe do Cetrus, sensibilizada com esse desastre, parabeniza todos médicos que participaram de alguma forma no auxílio a estes sobreviventes.