Ping Pong com dra. Cibele Alvarenga Andrade
Um bate papo com a coordenadora do Proficiency, sua trajetória profissional, a escolha pela área de diagnóstico por imagem e seu desafio à frente do novo curso do Cetrus.
Quinta-feira, 06/04/2017 - Categoria: Ultrassonografia Geral
Escolher o ramo de atividade que se quer para vida é sempre uma decisão difícil. Muitas dúvidas, muitas opções, muita informação disponível. Para quem faz medicina, além de optar pelo curso, deve-se selecionar uma especialidade. E no universo de especialidades médicas, as opções são muitas!
Para facilitar, conversamos com quem já passou por isso e hoje é a coordenadora do novo curso do Cetrus, o Proficiency.
A Dra. Cibele vai te contar como optou pela Ultrassonografia quando chegou a hora da tão difícil escolha!
1 – Nos conte um pouco sobre você.
CIBELE: Bem, eu sou a dra. Cibele Alvarenga Andrade, sou formada em medicina desde 2009, tenho pós-graduação em Ultrassonografia geral e trabalho na área de Ultrassonografia neonatal do complexo hospitalar Pró-Matre - Santa Joana, em São Paulo. Eu ingressei no Cetrus em 2014, seguindo os conselhos de alguns amigos que já haviam passado por aqui. Encontrei um ambiente capazes de saciar essa minha sede constante por aprender e ensinar, o que me cativou demais e só aumentou a minha paixão pela área acadêmica. Comecei a me envolver em projetos aqui e quando me propuseram o desafio de coordenar Proficiency fiquei muito contente, e orgulhosa e topei na hora!
2 – E por que imagem?
CIBELE: Eu sempre fui apaixonada por imagem! Para mim sempre foi muito prazeroso aprender sobre essa área, ver o quanto ela é crucial para um bom diagnóstico e como ela é vasta em termos de conhecimento a ser adquirido. Especialmente a ultrassonografia proporciona momentos de relacionamento com o paciente que outras especialidades de imagem não permitem. Para um bom laudo é necessário que se conheça o histórico e o paciente, caso contrário as imagens podem não revelar tudo o que precisam e podem.
3 –O que é o Cetrus Proficiency?
CIBELE: É um curso com uma filosofia nova, com uma nova didática, uma nova forma de ensinar a ultrassonografia. O Proficiency é indicado para quem está se iniciando na ultrassonografia ou ainda não tem nenhuma noção da área. Ele foi estruturado para que o aluno otimize a sua capacidade de aprender e aproveite melhor o seu tempo de estudo. O Cetrus Proficiency é composto por dez módulos, cada um deles de uma semana. Os dois primeiros módulos são feitos em sequência, ao passo que o restante acontece uma vez por mês. Esta divisão além do método pedagógico que aplicaremos, permite que o aluno tenha mais tempo para assimilar o conteúdo e praticá-lo
4 – O que diferencia o Cetrus Proficiency dos outros cursos?
CIBELE: Eu acho que o grande diferencial do Proficiency é justamente a didática. A gente investiu muito tempo em pesquisas e conversas para chegar ao modelo atual. Por exemplo, identificamos que uma grande lacuna dos cursos era a separação de períodos. Primeiro você aprende a teoria, tudo sobre um determinado órgão, depois passa para o próximo e assim por diante. Só então a prática é inserida. O aluno tem um “trabalho” extra para recapitular todo o conteúdo que foi dado e aplicá-lo na prática. Ao formatar o Proficiency levamos em conta alguns pontos:
- Teoria e prática: nosso curso iguala estes dois temas, eles andam juntos. Ou seja, você ao mesmo tempo que o aluno é apresentado à teoria, ele tem à disposição uma estrutura adequada para ele pratique. Até a teoria tem “uma tocada” prática!
- Resgate do conteúdo: Aqui o conteúdo não é dado de forma modular, passando tudo sobre determinado órgão e pulando para outro. O que fizemos foi ajustar de maneira que a cada aula o aluno resgate o que fora ensinado anteriormente. Além disso, ele aprende de forma orgânica sobre os órgãos, fazendo conexões entre tudo o que está sendo dado. É o que chamamos aqui de aprendizado em espiral.
- Tempo: o Proficiency é uma maneira de organizar melhor o tempo do aluno. Há um espaçamento maior entre as aulas e, neste período, o aluno é instigado a praticar e rever todo o conteúdo já aprendido, se preparando melhor para o próximo módulo. Além disso, o Proficiency não compromete a agenda dos profissionais ou faz com que eles se ausentem por muito tempo de suas atividades. Uma outra coisa muito bacana do curso é que ele propicia um ambiente de interação e compartilhamento, já que com o passar das aulas cria-se laços de amizade com os colegas. A coordenação única do Proficiency também colabora para que as necessidades de cada aluno sejam atendidas já que teremos sempre o mesmo coordenador acompanhando a turma. Isso preserva o histórico das aulas e ajuda na formação de todos.
5 – O que você diria para os que ainda têm dúvidas sobre a carreira em ultrassonografia?
CIBELE: Olha, eu diria que é uma escolha muito acertada! A ultrassonografia é uma das áreas de maior demanda na medicina e oferece ótimas perspectivas profissionais. É uma área boa para quem ainda não decidiu o que fazer ou para que já atua em outra modalidade e quer dar novos ares para a carreira. Flexibilidade de horário, novos desafios profissionais, alta demanda por mão de obra e bons ganhos financeiros são alguns fatores que tornam a ultrassonografia uma opção interessante de carreira médica. Eu adoro!