Outubro Rosa: os números da doença no Brasil
Nos últimos dias do mês tomado pela campanha, o INCA divulga dados
Quinta-feira, 27/10/2016 - Categoria: Bem Estar
Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), estão sendo estimados 57.960 novos casos de câncer de mama este ano no Brasil. Em sua maioria, entre as mulheres, com 14.206 ocorrências, contra 181 por parte dos homens. Esse índice nos indica que devemos aumentar os alertas de prevenção desse tipo de doença.
Para auxiliar nesse processo, o mês de outubro conta com o movimento Outubro Rosa, que promove ações para mulheres e a sociedade brasileira sobre a importância de cuidados que diagnostiquem precocemente o câncer de mama, um dos mais comuns entre o público feminino. Mas, mesmo com alertas e prevenções, a doença não é impedida de se manifestar e quando acontece se torna um momento bem difícil na vida feminina.
Com o câncer de mama, além da ansiedade e do receio que começam a fazer parte do cotidiano de pessoas afetadas com essa doença, ocorre a queda de cabelo, ressecamento da pele, aparecimento de manchas, enfraquecimento de unhas, inchaço, ânsia de vômito, cansaço excessivo e a perda da mama. Por isso, durante o tratamento é importante manter a autoestima e o otimismo, mas, o que costuma acontecer é uma reação contrária. As mulheres acabam desanimadas e com uma visão ruim de si mesmas.
Para os oncologistas, pacientes com forte autoestima possuem uma taxa de aderência mais elevada durante a quimioterapia, pois como se sentem mais seguros de si mesmos, acabam possuindo um envolvimento maior e se sentindo mais tranquilos.
Fonte: Terra