Novidade EAD é a opção de aprimoramento médico no Cetrus
BI-RADS® Ultrassonográfico integra grade de cursos da escola
Terça-feira, 18/07/2017 - Categoria:
Que a falta de tempo é um dos grandes vilões de profissionais de todas as áreas, isso todos sabemos. Afinal, estamos sempre ansiosos por novidades que prometem otimizar nosso tempo para, só assim, conseguirmos dar conta de todos os afazeres.
Para os que estão ativamente inseridos no mercado de trabalho, o tempo é ainda mais cruel, pois, além dos afazeres diários, há a necessidade de treinamentos, especializações e atualizações, cruciais para melhores entregas e crescimento profissional.
Para atender essa necessidade, o Cetrus lança um curso EAD, o BI-RADS® Ultrassonográfico, coordenado pela Dra. Patricia Cravo. Pensado para facilitar o acesso ao aprendizado, o curso é totalmente na modalidade de ensino a distância e permite que o aluno assista às aulas online, faça os exercícios e confira todos os comentários e entrevistas em qualquer horário do dia. Tudo no ritmo de cada um, em qualquer lugar e horário. “A rotina médica é bastante complicada em termos de horário e a opção de aprendizado EAD acaba sendo uma boa saída para se aperfeiçoar”, reforça Cravo.
O curso de BI-RADS® Ultrassonográfico é indicado para médicos ginecologistas, mastologistas e ultrassonografistas, e ainda se mostra útil também para os radiologistas, que precisam deste conhecimento para execução diária de laudos mamários. A novidade do Cetrus tem duração de 45 dias e durante esse tempo o aluno pode assistir às aulas quantas vezes desejar. O curso já está disponível por meio do site da instituição (www.cetrus.com.br).
Sobre a classificação BI-RADS®
O termo BI-RADS® , um acrônimo em inglês para Breast Image Reporting and Data System, é uma classificação desenvolvida em 1993 pelo Colégio Americano de Radiologia com intuito de padronizar os relatórios de imagem da mama (ultrassom, mamografia e ressonância magnética), para minimizar os riscos de má interpretação dos laudos e facilitar a comparação de resultados para futuros estudos clínicos. É um sistema que padroniza a linguagem para avaliação mamária, interpretação de exame e confecção dos laudos de exames de imagem.
Nas palavras da Dra. Patrícia Cravo, responsável pelos cursos de Mamografia e Ultrassonografia no Cetrus de Recife, “o BI-RADS® nada mais é do que uma forma de todos os médicos que trabalham com ultrassonografia, mamografia e ressonância de mama falarem a mesma língua”. Ela ressalta, ainda, que o BI-RADS® uniformiza a descrição de patologias mamárias como um todo – não apenas do câncer.
Na opinião da médica, é fundamental que os médicos estejam sempre antenados com as novidades de suas áreas. A tecnologia vem mudando bastante a realidade médica no Brasil e no mundo, daí a necessidade de manter-se em dia com o segmento. “Os médicos precisam se aprimorar constantemente até mesmo para desenvolver um senso crítico mais apurado em relação aos exames que solicitam. Com isso, ao se depararem com os laudos e resultados, saberão exatamente como interpretá-los e julgar se estão adequados e se são confiáveis”, reforça.
Além de ferramenta de atualização, o BI-RADS® é um dos maiores e mais precisos aliados do médico para detecção e diagnóstico de câncer de mama, uma das doenças que mais mata mulheres do Brasil.
Diagnosticando o câncer de mama precocemente
Se a correria do cotidiano atrapalha o médico e seu necessário aperfeiçoamento profissional, ela é também vilã para as mulheres, que acabam fazendo menos exames do que deveriam. “Os exames de imagem, tanto a mamografia, que deve ser realizada a partir dos 40 anos; como a ultrassonografia, feita a critério do médico assistente, detectam o tumor antes dele ser palpável”, explica a Dra. Patricia Cravo. Ela ressalta ainda que diagnosticar o câncer de mama de forma precoce é a melhor maneira de aumentar a sobrevida das pacientes e com cirurgia menos agressivas.
No caso das pacientes que tiveram ou estão tendo suas batalhas particulares contra o câncer, impossível não pensar que, além da parte física, é natural o desgaste mental. “As mamas, têm uma função fisiológica na gestação e lactação, mas, além disso, têm um papel psicológico fundamental para a mulher, uma real expressão de sua feminilidade”, destaca Cravo. Por isso é tão importante lembrar que médicos e pacientes estão juntos nessa luta: enquanto os profissionais seguem se especializando e aprimorando conhecimentos em áreas como Ultrassonografia, Mamografia e BI-RADS®, as mulheres precisam continuar priorizando as suas consultas de rotina.
*Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, a Dra. Patrícia Cravo fez residência médica em radiologia no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco e pós-graduação em Ressonância Magnética e Ultrassonografia do Sistema Musculoesquelético no CETRUS. É Membro Titular do Colégio Brasileiro de Radiologia com Título de Especialista em Diagnóstico por imagem e em Diagnóstico por imagem com atuação exclusiva em Ultrassonografia Geral. Além disso, realizou estágio no Breast Imaging Section, no Johns Hopkins Hospital, em Baltimore (EUA). No Cetrus, coordena os cursos de Ultrassonografia e Mamografia.