Nesta terça-feira, 31, é comemorado o Dia Mundial Sem Tabaco
Data alerta sobre doenças e mortes evitáveis relacionadas ao fumo. Cidades de todo o país preparam atividades
Terça-feira, 31/05/2016 - Categoria: Ecocardiografia e Ecografia Vascular
Estudo recente divulgado pelo Incor revelou diminuição no número de mortes por infarto e internações decorrentes do fumo em São Paulo. Cerca de 600 pessoas na capital tiveram suas vidas salvas pela cessação do fumo em locais fechados com a Lei Antifumo no Estado. Veja a pesquisa completa, aqui! O resultado é mais um motivo para lembrar nesta terça-feira, 31, o Dia Mundial Sem Tabaco, criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Muitas cidades em todo o país preparam programação especial para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.
Minas Gerais
Em Uberlândia (MG), as ações incentivam a troca do cigarro por hábitos saudáveis, da distribuição de folhetos informativos à atividades educativas no Centro Administrativo Municipal, bloco 02, primeiro piso, em frente à plataforma de serviços, das 14h às 16h, que contará com orientações de psicólogos, espirometria e aferição de pressão. De acordo com a diretora de Prevenção às Drogas, Regina Helena Borges, o dia será para alertar sobre os malefícios do cigarro tanto para fumante ativo como para o passivo. “Nesta data há uma mobilização mundial, no entanto, trabalhamos a prevenção durante todo o ano, em palestras e seminário que realizamos nas escolas e em empresas. Nossa intenção é atingir o máximo de pessoas em todas as partes da comunidade”, disse.
São Paulo
Já em Mauá, na Grande São Paulo, a programação acontecerá nas unidades básicas de saúde (UBS) e será dirigida para crianças, adolescentes, adultos e pessoas idosas. “Além de aumentar o conhecimento da população sobre os efeitos nocivos do tabaco, a Secretaria de Saúde convida as pessoas a participarem do movimento em prol da saúde”, considera a médica pneumologista, que é gestora de Linhas de Cuidado e coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo de Mauá, Samira Haddad. A pneumologista explica que a ação busca incentivar fumantes a abandonarem o vício por meio de depoimentos de pessoas que pararam de fumar e da participação em eventos com as equipes de saúde, familiares e amigos. Confira a programação completa, aqui!
Mato Grosso do Sul
Em Campo Grande (MS), a Sociedade de Cardiologia irá promover ação gratuita, das 14h às 20h, no Shopping Norte Sul Plaza, com exames para medir a pressão e orientações para ajudar quem está tentando largar o hábito de fumar, aprender exercícios específicos para auxiliar no fim do vício e, quem for fumante ou possuir alguma doença pulmonar, ainda terá o teste de aferição pulmonar. A atividade é uma realização em parceria da Sociedade de Cardiologia de Mato Grosso do Sul (SBC/MS) com estudantes de medicina e enfermagem da Uniderp.
Dados sobre o Tabagismo
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis. Ele é responsável por 85% das mortes por doença pulmonar crônica (bronquite e enfisema), 30% por diversos tipos de câncer (pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo de útero, estômago e fígado), 25% por doença coronariana (angina e infarto) e 25% por doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral). O consumo de tabaco e seus derivados mata milhões de indivíduos a cada ano. Se a tendência atual continuar, em 2030 o tabaco matará cerca de 8 milhões por ano sendo que 80% dessas mortes ocorrerão nos países da baixa e média renda.
Cursos relacionados
Os médicos que pretendem se especializar em Cardiologia podem se inscrever nos cursos oferecidos pelo Cetrus, sob coordenação do médico Dr. Murillo de Oliveira Antunes. Confira vídeo de apresentação! Ou demais áreas atendidas. Veja grade completa.
Fonte: G1 Triângulo Mineiro, Incor, ABC do ABC, A Crítica