Médico explica a medicina do esporte
Quarta-feira, 29/06/2016 - Categoria: Medicina
Apesar de ser uma especialidade médica com décadas de existência, a medicina do exercício e do esporte foi apresentada ao público apenas nos últimos anos, devido ao aumento da prática esportiva regular e pela maior divulgação através da imprensa, principalmente a internet. Ainda alvo de muitas dúvidas, principalmente pelo público que procura os médicos da área, alguns pontos desconhecidos pelos pacientes praticantes de atividade física devem ser esclarecidos.
O nome correto da especialidade é medicina do exercício e do esporte, e não variantes como medicina esportiva. Da mesma forma, o profissional médico que atua nesta especialidade é o médico do esporte, e não médico esportivo ou médico esportista. A medicina do esporte (a partir de agora vamos tratá-la desta forma) compreende os campos teórico e prático da área científica que estuda a influência do exercício, do treinamento e da prática esportiva em pessoas sadias ou doentes.
Produz resultados importantes na prevenção, tratamento e reabilitação de lesões e na melhora da performance de quem pratica exercício físico.
Essa especialidade é dividida em duas grandes áreas:
1) Medicina do esporte: relacionada com o desempenho (performance), voltada ao atleta de alto rendimento;
2) Medicina do exercício: relacionada com os efeitos do exercício físico com o objetivo da manutenção da saúde, da prevenção e do tratamento de doenças crônico-degenerativas, voltada para a população em geral.
Assim, é visto que a medicina do esporte está voltada não somente aos atletas de alto rendimento (profissionais), mas também ao auxílio da população em geral no sentido de orientar a prática segura e regular da atividade física com o objetivo de prevenir e tratar uma série de doenças crônico-degenerativas (hipertensão, diabetes), determinar o tratamento e a reabilitação de lesões músculo-esqueléticas, e auxiliar a melhora do desempenho esportivo dos praticantes em geral.
A primeira sociedade de Medicina do Esporte foi estabelecida em 1912. O American College of Sports Medicine, entidade referência na área das ciências do esporte, foi fundado em 1954, e em 1978 o XXI Congresso Mundial de Medicina do Esporte foi realizado em Brasília. Em 2012, o XXIV Congresso Brasileiro da especialidade marcou o cinquentenário da fundação da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte e o centésimo aniversário da primeira associação de Medicina do Esporte no mundo.
O papel do médico de esporte se inicia com a avaliação clínica do paciente, que lhe fornece uma visão global da saúde do atleta ou praticante de atividade física, através de criteriosa anamnese (histórico do paciente) e exame físico, resultados de exames laboratoriais, eletrocardiograma de repouso e teste ergométrico. Segue-se a avaliação funcional, composta pelo conjunto de testes, exames e protocolos sobre a situação fisiológica do paciente com o objetivo de conhecer as variáveis que influenciam seu rendimento.
As variáveis representam as áreas da cineantropometria (perimetria, composição corporal, somatotipo), metabólico-energética (capacidade aeróbica, potência, resistência anaeróbica, limiares ventilatórios) e neuromuscular (força e potência muscular, flexibilidade, velocidade). Além disso, o médico do esporte é responsável pela implementação de ações para a diminuição do risco de lesões através do diagnóstico. Nesta fase, a integração com outras áreas (saúde e comissão técnica) se torna de fundamental importância para a troca de informações com uma equipe multidisciplinar (treinamento físico, nutrição, fisioterapia, psicologia).
Por fim, o acompanhamento em treinos e competições é extremamente relevante para a melhor compreensão dos aspectos relacionados ao desempenho, mecanismos de lesões, e também proporcionar maior atenção aos atletas e praticantes de atividade física. Vale ressaltar que o médico do esporte deve sempre se orientar pela atuação ética em relação à saúde de seu paciente, seja atleta profissional ou não, respeitando os mesmos princípios que são aplicados na prática médica em geral e devem também nortear as condutas na Medicina do Exercício e do Esporte.
Dr. José Marques Neto é Consultor Webrun da seção Medicina Esportiva. É graduado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP) e também em cinesiologia, Magna Cum Laude pela Texas Christian University, nos Estados Unidos. Médico pós-graduado em Fisiologia do Exercício, especialista em Medicina do Esporte pela SBME e em Ortopedia e Traumatologia pela SBOT. Atualmente trabalha no Instituto VITA (Higienópolis) em São Paulo. Site: www.doutorneto.med.br
Fonte: webrun