Médico do Cetrus dá dicas de prevenção para doenças do coração
Sexta-feira, 29/07/2016 - Categoria: Ecocardiografia e Ecografia Vascular
Dados do Ministério da Saúde apontam as doenças cerebrovasculares, que incluem o acidente vascular cerebral (AVC), como principais causas de morte no Brasil. Foram mais de 100 mil óbitos em 2013. Em segundo lugar aparece o infarto agudo do miocárdio, com quase 86 mil casos ou 236 mortes por dia.
Os altos números representam não apenas a incidência genética, mas também fatores comportamentais e de cuidados com a saúde. “Acredito muito na atuação preventiva e em consultas periódicas. Além dos cuidados com alimentação e exercício físico, é importante que o paciente faça um acompanhamento médico para prevenir doenças cardiovasculares”, comenta o médico cardiologista Dr. José Olimpio Jr.
São consideradas por ele medidas preventivas: não fumar, ter uma dieta equilibrada, praticar exercícios físicos regularmente e manter o controle médico de diabetes, hipertensão e colesterol. “Quando o paciente tem histórico na família de acidente vascular cerebral, por exemplo, os cuidados e atenção com o próprio corpo devem ser redobrados, independente da idade”, ressalta ele.
Professor no Cetrus há quinze anos, Dr. José Olimpio Jr também destaca a importância do papel do médico neste acompanhamento. “É o profissional que irá pedir os exames e acompanhar cada caso. Vejo como fundamental essa relação entre médico e paciente para que o número de mortes por doenças cardiovasculares diminua. A realização de exames, cada vez mais acessíveis, é a forma mais eficaz de combater esses índices, já que na maioria das vezes essas doenças são assintomáticas”, explica.
No programa completo de aperfeiçoamento em Ecografia Vascular com Doppler coordenado por ele no Cetrus, o objetivo é ensinar os médicos tanto na parte teórica como prática, onde são atendidos pacientes reais, voluntários. Após o curso, o profissional sai apto a atuar na prevenção e no diagnóstico, na realização de exames complementares, na avaliação dos fatores de risco, na estratégia e educação preventiva. “O médico deve se dar conta de seu papel educativo, que vai além do pedido simples de exames e é também nisso que trabalhamos durante as aulas”, completa o Dr. José Olimpio Jr.
Sobre o médico:
O Dr. José Olimpio Dias Jr. é graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFMG (1982), fez residência em Clínica Médica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da UFMG (1985) e curso de Especialização em Cardiologia no Instituto do Coração da Universidade de São Paulo (1986). Na França, cursou a Pós-Graduação em Cardiologia na Université Louis Pasteur - Strasbourg. Obteve os títulos de Especialista em Clínica Médica (Ministério da Educação e Cultura) e Cardiologia (Sociedade Brasileira de Cardiologia) e atua nas áreas de Ecocardiografia (Departamento de Ecocardiografia da Sociedade Brasileira de Cardiologia) e Ecocardiografia Vascular com Doppler (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e Colégio Brasileiro de Radiologia). Possui mestrado em Ciências da Saúde - Infectologia e Medicina Tropical - Faculdade de Medicina da UFMG (2011). Áreas de atuação: Cardiologia, Ecocardiografia e Ecografia Vascular.