Médica do Cetrus ganha Prêmio Raquel Snitkowsky
Terça-feira, 06/12/2016 - Categoria: Ecocardiografia e Ecografia Vascular
Escolhido como o melhor trabalho apresentado na categoria tema livre, no XXIV Congresso Brasileiro de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica, que aconteceu em novembro, em Belo Horizonte, o projeto Ecocardiografia Funcional: A Integral Velocidade-Tempo e o Pico da velocidade máxima do fluxo nas vias de saída dos ventrículos são boas estimativas do débito cardíaco no período neonatal vem sendo desenvolvido desde 2011 pela Dra. Marina Zamith, do Cetrus, ao lado dos médicos Juliana Sampaio Rosa, Simone de Araujo Negreiros Figueira, Cristiane Metolina, Junia Sampel, Cristina Nunes dos Santos, Ruth Guinsburg e Antonio Carlos de Camargo Carvalho, na Unifesp.
O trabalho científico inédito recebeu o Prêmio Raquel Snitkowsky, após apresentação oral e julgamento de uma comissão especializada durante o Congresso. Para sua elaboração, a Dra. Marina Zamith conta que foi fundamental o treinamento dos neonatologistas em Ecocardiografia Funcional na Unifesp. Treinamento semelhante existe no Cetrus e é realizado em dois módulos, básico e avançado.
Para 2017, a Dra. Marina prepara também o novo curso de pós-graduação em Ecocardiografia Pediátrica, pedido pelos alunos que procuram maior tempor de treinamento nesta área. Inscrições abertas!