Hospital 9 de Julho realiza I Simpósio Internacional de Ginecologia de Alta Complexidade
Terça-feira, 15/09/2015 - Categoria:
Instituição é pioneira em cirurgias ginecológicas por robótica, tecnologia mais inovadora da atualidade; além de trazer novidades em tratamentos para a oncoginecologia como parte das comemorações do Outubro Rosa, evento aborda novas técnicas de diagnóstico de endometriose, doença que afeta em torno de 176 milhões de mulheres no mundo
O Hospital 9 de Julho promove no dia 18 de outubro o I Simpósio Internacional de Ginecologia de Alta Complexidade, como parte das comemorações da instituição para o Outubro Rosa. O evento, que acontece em São Paulo, irá abordar novos tratamentos e técnicas de diagnóstico para as áreas de oncoginecologia, mastologia e emergências ginecológicas. A robótica aplicada à ginecologia também será abordada, principalmente os tratamentos cirúrgicos de câncer e endometriose profunda.
O Hospital 9 de Julho é pioneiro em diversas abordagens cirúrgicas via robótica, tendo realizado mais de 700 cirurgias pela tecnologia, presente em 14 instituições no Brasil. Na área de Ginecologia, foi o primeiro hospital do País a tratar prolapso uterino por robótica, procedimento que diminui o risco de sequelas e melhora significativamente a qualidade do pós-operatório das pacientes – alta precoce, menos dor e risco de infecção.
Por ser uma das doenças mais relevantes da modernidade nas mulheres, a endometriose será o tema central de uma das mesas redondas. Segundo a Associação Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva (SBE), o problema afeta em torno de seis milhões de mulheres no Brasil. No mundo, estima-se que sejam 176 milhões de mulheres, que muitas vezes não conseguem reverter o quadro e chegam a desenvolver infertilidade.
Para a Dra. Bárbara Murayama, ginecologista e coordenadora da Clínica da Mulher do Hospital 9 de Julho, é importante que os profissionais de saúde estejam prontos para lidar com as inovações tecnológicas que estão surgindo para tornar os tratamentos médicos ainda mais eficazes. “Sabemos que, mesmo com o avanço do diagnóstico médico, muitas mulheres ainda sofrem com problemas que afetam sua saúde, e, em alguns casos, prejudicam sua fertilidade. Por isso, é tão importante conhecer novas técnicas, como a robótica”, salienta a médica.
Entre os destaques do evento, está a palestra “tratamento do câncer de ovário ressecável – qual a melhor via de acesso?”, ministrada pelo Dr. Pedro Escobar, especialista em câncer ginecológico da Cleveland Clinic, nos EUA. Além desta, também merecem destaque as palestras “emergências ginecológicas – abdome agudo ginecológico”, e “endometriose intestinal – abordagem robótica do coloproctologista”, ministradas respectivamente pela Dra. Thais Koch e Dr. Carlos Domene, ambos do Hospital 9 de Julho.
Serviço
Onde: Auditório do Hospital 9 de Julho - Rua Peixoto Gomide, 545 - Mezanino
Quando: 18 de outubro, das 8 às 17h
Público-alvo: médicos e profissionais de saúde
Informações e inscrições: (11) 3147-9644 ou centrodeestudos@h9j.com.br. As vagas são limitadas.
Fonte: Portal Nacional de Seguros