Gestantes saudáveis na Páscoa: nutricionista aponta características presentes em cada tipo de chocolate
Quinta-feira, 24/03/2016 - Categoria: Bem Estar
A Páscoa é conhecida como um dos feriados mais gostosos do ano. Durante o período que antecede a data, a variedade de ovos e chocolates no mercado aumenta, e resistir a tantas novidades é um desafio para os amantes do doce. Mas é preciso tomar cuidado com os exageros, principalmente se a chocólatra for uma gestante ou uma mamãe recente.
Os chocolates não estão proibidos na gestação, desde que a futura mamãe se atente aos excessos e não tenha contraindicações médicas, pois o alto consumo de açúcar pode ocasionar um ganho de peso exagerado, interferindo na saúde da gestante, além da temida diabetes gestacional. Por isso é recomendável manter uma alimentação balanceada, em quantidades adequadas, com alimentos ricos em vitaminas e nutrientes essenciais para a formação do bebê, além de ingerir bastante líquido.
Saúde do Corpo
Durante a gravidez, a alimentação saudável só traz benefícios para a gestante, evitando, por exemplo, o ganho excessivo de peso, que pode, além de outros problemas, ocasionar as temidas estrias pelo corpo.
Para evitar essas marcas indesejáveis antes e após o nascimento do bebê, uma dica para as futuras e mamães recentes: cuidar da saúde do corpo, hidratando a pele com o creme antiestrias regularmente, principalmente nas regiões da barriga, das coxas, dos seios e do bumbum.
Saiba qual ovo de Páscoa ideal para a sua dieta
Para quem normalmente já gosta do doce, mas é preocupado com as calorias, a Páscoa é o período mais difícil para resistir à tentação, e isso pode comprometer os resultados de uma alimentação balanceada. Porém, mesmo saindo da dieta, é possível fazer escolhas inteligentes.
Quando não consumido em porções exageradas, o chocolate é saudável e nutritivo, além de uma excelente fonte de sais minerais, como fósforo, potássio e magnésio. Agora, se faz bem para o físico, o psicológico não fica atrás: o alimento é capaz de estimular o sistema nervoso central, além de ser responsável pelo aumento da produção de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar, ajudando a combater a ansiedade e a depressão.
Segundo a nutricionista Andrea Matarazzo, comer chocolate às vezes está totalmente dentro do que é considerada uma dieta saudável e equilibrada: “Além de que, como em qualquer outra data comemorativa, devemos “COMEmorar”. Para ela, podemos comer quando realmente estivermos com vontade, sempre evitando horários perto das refeições, porque pode ser fome. “Matar a vontade comendo chocolate é uma coisa, matar a fome será outra”, diz a especialista.
Na hora de escolher seu ovo de Páscoa, não se guie apenas pelos nomes “diet, light e zero”. Afinal, estes rótulos podem esconder ovos calóricos e gordurosos.
Ovo de chocolate amargo
É a versão mais amiga da dieta e da saúde por conter menos açúcar e mais massa de cacau, além de não apresentar quantidades consideráveis de manteiga. É nele que estão concentradas as propriedades funcionais do chocolate, responsáveis por prevenir o câncer, doenças cardiovasculares e fortalecer o sistema imunológico. Em 100 gramas, o chocolate amargo contém 410 calorias.
Ovo de chocolate light
Cuidado com os ovos light: os alimentos que levam este título possuem alguma substância em menos quantidade, mas não necessariamente menos calorias, gordura ou açúcar.
Ovo de chocolate diet
Apesar de não conter açúcar, ele é rico em calorias e tem mais gordura que a versão tradicional.
Ovo de chocolate com amêndoas, castanhas ou nozes
São mais calóricos, mas podem fazer bem à saúde porque estes grãos ajudam no controle do colesterol e na prevenção de doenças cardíacas.
Ovos de chocolate aerado
Os ovos recheados com chocolate aerado são considerados calóricos e por isso, inimigos da dieta. Se não quiser ganhar uns quilos de presente de Páscoa, é melhor evitar exageros.
Ovos de chocolate branco
A versão branca do chocolate é considerada a pior. O chocolate preto é fabricado com massa de cacau, rica em antioxidantes. Já o chocolate branco é composto por manteiga de cacau, rica em gordura saturada.
Fonte: Portal Nacional de Seguros e WebRun