Falta médico em postos de nova parceira da prefeitura de São Paulo
Quinta-feira, 05/05/2016 - Categoria: Medicina
Faltam médicos em três unidades de saúde da gestão Fernando Haddad (PT) que foram assumidas pelo Iabas (Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde). Os postos ficam no centro e na zona norte de São Paulo.
A OS (organização social) é a nova responsável por unidades antes administradas pela Santa Casa, como o pronto-socorro Lauro Ribas Braga (Santana) e as UBSs Jardim Joamar (Tremembé) e Parque Edu Chaves (Jaçanã).
Na segunda-feira, somente uma ginecologista atendia na UBS Jardim Joamar.
Uma grávida de quatro meses e meio de gestação, que não quis se identificar, conta que, há dois meses, perdeu uma consulta agendada por falta de ginecologista.
"Estou há duas horas e meia esperando para ver se hoje consigo encaixe", relata.
Resposta
A Secretaria Municipal da Saúde disse em nota que o Iabas assumiu todas as UBSs do Jaçanã/ Tremembé, além de CAPS em Santana e no Mandaqui.
Ainda de acordo com a prefeitura, o Iabas também assumiu o PS Lauro Ribas Braga, completando com profissionais contratados o quadro já existente de servidores públicos.
A prefeitura diz que o Iabas se comprometeu a alocar mais dois clínicos, um ginecologista, um pediatra e um psiquiatra na UBS Parque Edu Chaves, ao longo da semana. Na UBS Jardim Joamar, a seleção para mais médicos está em fase final.
A pasta afirma que o PS Barra Funda estava com escala de profissionais completa na segunda. Procurado, o Iabas não se pronunciou.
Fonte: Agora