Estão abertas as inscrições para o curso de Elastografia no Cetrus
Sob a coordenação dos médicos Dr. Fernando Guastella, Dra. Cláudia Lemos e Dra. Elizabeth Ayub, os alunos terão 30 horas de especialização na unidade de São Paulo, a partir de março
Terça-feira, 23/02/2016 - Categoria: Medicina
Indicado para Ultrassonografistas, Radiologistas, Clínicos e médicos de qualquer especialidade que desejam iniciar o aprendizado e utilizar a elastografia como método diagnóstico, o curso de Elastografia no Cetrus está com as inscrições abertas para turmas nos meses de março, junho e novembro, na unidade de São Paulo.
A elastografia possibilita avaliar a rigidez dos tecidos e por isso ajuda no diagnóstico das doenças que modificam esta característica, como a hepatite C. Recentemente o método apresentou grande desenvolvimento, com cerca de 70% de todos os trabalhos publicados nos últimos 5 anos e inserção de diferentes tecnologias com novos parâmetros de interpretação.
A indicação do exame para avaliação da rigidez hepática já esta bem estabelecida, inclusive com protocolos publicados pela CONITEC (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS), que incluiu o exame no estadiamento da fibrose hepática, para que as medicações utilizadas no tratamento da hepatite C sejam liberadas pelo SUS.
Sob a coordenação dos médicos Dr. Fernando Guastella, Dra. Cláudia Lemos e Dra. Elizabeth Ayub, o curso de elastografia no Cetrus prepara o aluno para a técnica apurada do exame que avalia fígado, tireoide, mama, com reconhecimento dos padrões normais e anormais bem como as principais aplicações do método. As aulas são divididas entre teoria e prática realizadas em ambulatório com boxes amplos e aparelhos de boa qualidade.
Para o curso, é necessário ter conhecimento básico em ultrassom medicina interna e desejável conhecimento em ultrassom de mama e tireoide.
No Brasil estima-se que entre 2 e 3 milhões de pessoas sejam portadoras do vírus da hepatite C, sendo que a maioria desconhece o diagnóstico. Recentemente, novas medicações foram desenvolvidas para o seu tratamento, com taxas de cura superiores a 90% e menos efeitos colaterais que as medicações anteriores. Para o diagnóstico, as técnicas com o ultrassom garantem um procedimento que não é invasivo e de resposta mais rápida. Antigamente, para detectar doenças como a hepatite C, o paciente era submetido a uma biópsia, mais dolorosa e invasiva e com resultado demorado.
Inscrições: https://www.cetrus.com.br/cursos/ultrassonografia-geral/elastografia
Turmas:
Março: 3/3 a 5/3
Junho: 30/6 a 2/7
Novembro: 3/11 a 5/11
Carga Horária: 30 horas
Duração: 3 dias (6 períodos) | 8h30 às 18h
Coordenação:
Dr. Fernando Guastella
Dra. Cláudia Lemos da Silva
Dra. Elizabeth Sanchez Ayub