Dia Mundial da Saúde discute a Diabetes
Quinta-feira, 07/04/2016 - Categoria: Bem Estar
O Dia Mundial da Saúde é celebrado anualmente em 7 de abril. O principal objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida.
Destinado a discutir um tema específico que representa uma prioridade na agenda internacional da Organização Mundial da Saúde – OMS, neste ano, o tema do Dia Mundial da Saúde será a diabetes. Nesta ocasião, será apresentado o primeiro relatório internacional feito sobre esta doença. Todos os assuntos debatidos durante o Dia Mundial da Saúde são prolongados ao longo de todo o ano, através de atividades e palestras instrutivas e educacionais, por exemplo.
A doença foi escolhida porque, segundo estimativas da instituição, estará em expansão em muitos países nos próximos anos.
Origem do Dia Mundial da Saúde
O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948, devido a preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas em todo o mundo, e também alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial.
Oficialmente, o Dia Mundial da Saúde é comemorado em 7 de abril desde 1950. De acordo com o conceito definido pela OMS “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.
Algumas ações 2016
RIBEIRÃO PRETO
A Secretaria da Saúde, por meio do Dr. Móvel, irá participar de uma atividade de conscientização, em parceria com a Faculdade de Medicina Barão de Mauá e o Hippo Drs. Serão montadas duas tendas, além do Dr. Móvel, na Esplanada do Teatro Pedro II, das 9h às 12h, onde médicos, estudantes de medicina e de enfermagem irão aferir pressão arterial, fazer a glicosometria e demais orientações.
O foco da ação será abordar doenças como o Diabetes, Gripe/H1N1, Dengue e Hipertensão. Para fazer a conscientização, será distribuído material informativo abordando os quatro temas e os alunos vão esclarecer dúvidas da população.
Sesc
Tendo como foco a informação e prevenção às Doenças Crônicas não Transmissíveis (diabetes, hipertensão, câncer, entre outras), a programação do Dia Mundial da Saúde conta com uma série de oficinas com diferentes temas em parceria da Secretaria Municipal de Saúde com o Sesc (Serviço Social do Comércio).
Nesta quinta-feira, às 15h, a fisioterapeuta Carla Aparecida Riva Perez, do Ambulatório de Tabagismo, falará sobre “Parar de fumar: desafio que vale muito a pena”. Já às 17h será abordado o tema “Diabetes - Prevenção e Cuidados”, pela médica Maria Tereza da Costa Gonçalves Torquato, do Programa de Aprimoramento Multiprofissional em Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus.
Na sexta-feira (8), às 15h, está programada a oficina “Prevenção do Câncer de Mama e Colo Uterino”, a ser ministrada pela enfermeira Fátima Aparecida de Bonifácio Heck, da equipe técnica do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher.
As palestras serão realizadas no auditório do Sesc, na rua Tibiriçá com avenida Francisco Junqueira, gratuitamente.
Unidades de Saúde
Na UBS (Unidade Básica de Saúde) Albert Sabin, no bairro Marincek, serão desenvolvidas atividades comemorativas à data neste sábado (9), das 9h às 12h. As atividades serão realizadas na Avenida Javari. 4.345, na calçada da Elétrica Faiska, em frente ao supermercado Savegnago. Os profissionais irão realizar aferição de pressão arterial, glicemia e distribuição de folders.
Já a equipe da UBS Oswaldo Cruz, na Vila Mariana, irá realizar uma Feira da Saúde, na próxima segunda-feira (11), na própria unidade.
RIO GRANDE DO SUL
Aproveitando a data e para estimular a prática de hábitos saudáveis, hospitais da Capital e prefeituras de Porto Alegre e cidades da Região Metropolitana promovem atividades nesta quinta e nos próximos dias.
Porto Alegre
- Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público, no Centro, nesta quinta, dia 7, das 9h às 16h
- Oficinas com orientações de como organizar a geladeira ou manter a casa segura, sem riscos para idosos e crianças, que são as principais vítimas em acidentes domésticos.
- Na Feira da Saúde, os participantes poderão simular a compra de alimentos, testando se predomina a escolha por alimentos saudáveis, momento em que nutricionistas darão dicas de como priorizar a boa alimentação.
- A programação inclui aulas de ioga, tai chi chuan, alongamento e dança, apresentações teatrais, dicas de reciclagem e preservação do meio ambiente e dos arroios da cidade, atividades para idosos, roda de conversa sobre qualidade de vida, exposição de sementes nativas e coral da etnia Mbyá Guarani Tekoá Ka'aguy Mirim.
- Profissionais de diversas áreas da saúde e parceiros estarão à disposição com dicas de saúde bucal, prevenção da tuberculose e do câncer de mama, saúde escolar, agricultura familiar e horta comunitária.
- O Hospital Ernesto Dornelles realiza evento alusivo ao Dia Mundial da Saúde na Redenção, ao lado do Monumento ao Expedicionário, sábado, dia 9 de abril, das 9h30min às 14hmin.
- Atividades como ginástica laboral, avaliação da qualidade de vida, avaliação nutricional, verificação de pressão e teste de glicose. Além de dicas de saúde para a população, também haverá distribuição de barrinhas de cereal e atendimento com profissionais do hospital para que todos possam tirar suas dúvidas. Em caso de chuva, o evento será adiado.
- O Sistema de Saúde Mãe de Deus promove caminhada orientada por um educador físico no sábado, dia 9 de abril, das 9h30min às 11h, no Parque Marinha do Brasil.
- A concentração dos participantes da caminhada ocorrerá junto ao canhão do Parque Marinha do Brasil. A atividade é gratuita e aberta ao público, com duração de uma hora e meia. Os organizadores orientam as pessoas para que usem roupa confortável, levem uma garrafinha de água e evitem portar objetos de valor.
Alvorada
- Sábado, dia 16, das 8h às 17h.
- Pesagem e encaminhamento para o pré-natal dos beneficiários do Bolsa Família.
- Uma equipe de vigilância em saúde realizará avaliação nutricional dos beneficiários na Escola Municipal Emília de Oliveira (Avenida Olegário José Guimarães, 568), no Bairro Piratini.
Novo Hamburgo
- Onde: Praça do Imigrante, no Centro, quinta, dia 7, das 9h às 16h
- Ônibus da Saúde: verificação de Pressão, HGT (medição de glicose), dicas de nutrição, planejamento familiar, saúde bucal e teste rápido (HIV/Sífilis)
- Ônibus de Educação Ambiental: feira de adoção de cães e gatos do Cempra e distribuição de mudas de árvores nativas.
São Leopoldo
- Esquina das ruas Independência e Presidente Roosevelt. Em caso de chuva, a atividade será realizada no Centro Administrativo (Avenida Dom João Becker, 754), a partir das 14h30min desta quinta, dia 7.
- Educadores físicos do projeto Vida Saudável da Secretaria de Saúde vão motivar as pessoas a se exercitarem por alguns minutos.
Sapucaia do Sul
- Unidade Básica de Saúde Fortuna (Avenida Juvêncio Fragoso, esquina com a Rua Giruá, às 8h30min e às 13h30min, realiza nesta quinta, dia 7, atividades com os moradores atendidos no posto.
- Serão oferecidos testes rápidos (HIV, sífilis e hepatites), confecção do Cartão Sus, solicitações de mamografia e atividades físicas.
Guaíba
- Nesta quinta, dia 7, às 13h30min e às 16h30min, na Praça da Bandeira. Se chover, o evento será transferido.
- Orientações para auxiliar no combate ao mosquito Aedes aegypti, contra a gripe e a tuberculose, além de teste rápido de HIV.
Fonte: Calendarr, Diário Gaúcho e Ribeirão Preto Online