Cidade mineira investe 500 mil reais na área de saúde e compra aparelhos para ultrassonografia e endoscopia
Sexta-feira, 27/11/2015 - Categoria: Ultrassonografia Geral
A Prefeitura de Itajubá com auxílio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), arrecadou cerca de 500 mil reais para a compra de aparelhos que realizam exames de ultrassonografia e endoscopia. O recurso veio por meio de uma indicação parlamentar e foi repassado esta semana para a Secretaria de Saúde.
Ultrassonografia
A ultrassonografia é um método diagnóstico que aproveita o eco produzido pelo som para ver em tempo real as reflexões produzidas pelas estruturas e órgãos do organismo. Os aparelhos de ultrassom em geral utilizam uma frequência variada dependendo do tipo de transdutor, desde 2 até 4 MHz (embora de pouco uso comercial podem ser de até 20 MHz, como no caso de ultrassonografia dermatológica), emitindo através de uma fonte de cristal piezoelétrico que fica em contato com a pele e recebendo os ecos gerados, que são interpretados através da computação gráfica. A sonda funciona assim como emissor/receptor. Quanto maior a frequência, maior a resolução obtida e mais precisão temos na visualização das estruturas superficiais. Conforme a densidade e composição das interfaces a atenuação e mudança de fase dos sinais emitidos varia, sendo possível a tradução em uma escala de cinza, que formará a imagem dos órgãos internos.
Endoscopia
Endoscopia é uma técnica que ajuda a obter imagens mais detalhadas do interior do organismo do paciente. É uma especialidade médica que procura obter imagens médicas diagnósticas utilizando-se de umendoscópio. O endoscópio é um aparelho que consta basicamente de uma fonte de luz e alguma forma de visualização da imagem para dentro, pode ser dada de forma anal, ventricual ou gastrointestinal.
Os equipamentos serão adquiridos por meio de uma licitação. Ainda não foi decidido local ideal para a realização dos exames com os novos aparelhos comprados.
Fonte: OM Sul de Minas