Cetrus abre novo curso livre de pós-graduação em Ecocardiografia Pediátrica, com início em 2017
Desenvolvido a pedido dos alunos, que procuram um curso de maior duração para prática do exame, estão abertas as inscrições para a pós-graduação, coordenada pela Dra. Marina M Zamith. A carência de médicos especializados constitui o principal fator limitante para a realização dos exames na faixa etária pediátrica
Sexta-feira, 09/12/2016 - Categoria: Ecocardiografia e Ecografia Vascular
Com início em 2017 e de extensão anual, o novo curso livre de Pós-Graduação livre em Ecocardiografia Pediátrica, oferecida pelo Cetrus, pretende capacitar o médico a obter visão completa e atualizada no exame com foco no atendimento infantil. Entre os diferenciais estão a realização de exames em pacientes com diversas patologias e corpo docente altamente qualificado. A coordenadora, Dra. Marina M Zamith, tem ampla experiência em ensino e acaba de ganhar o Prêmio Raquel Snitkowsky, no XXIV Congresso Brasileiro de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica, pelo trabalho: Ecocardiografia Funcional: A Integral Velocidade-Tempo e o Pico da velocidade máxima do fluxo nas vias de saída dos ventrículos são boas estimativas do débito cardíaco no período neonatal.
Apesar de rotineira na prática médica desde a década de 1980, a ecocardiografia tem ainda o número de pedidos muito superior às realizações em todo o país devido a falta de profissionais habilitados para a aplicação. Considerado um método diagnóstico barato, com ampla aplicação na especialidade e desprovido de efeitos biológicos adversos, o exame apresentou grande e crescente expansão em praticamente todas as áreas da medicina, especialmente na área de diagnóstico de cardiopatias congênitas em crianças.
Seguindo um cronograma de aulas sempre em um final de semana por mês, o curso irá capacitar o aluno a conhecer as principais indicações e limitações do método ecocardiográfico; realizar os exames ecocardiográficos na área de cardiopatias congênitas e cardiopatias adquiridas na faixa etária pediátrica com rigor e seguindo as normas padronizadas; reconhecer os padrões de normalidade e variação da normalidade; diagnosticar as principais patologias através da análise sequencial segmentar; correlacionar os achados ecocardiográficos aos achados clínicos e de outros exames subsidiários; estimular o raciocínio clinico e hemodinâmico; e confeccionar o laudo do exame ecocardiográfico pediátrico de forma a transmitir as informações de maneira clara e precisa.
Esta pós-graduação é voltada para profissionais com graduação em Medicina e Residência Médica em cardiologia pediátrica, residência médica em cardiologia geral e/ou ecocardiografia geral . Também é um treinamento interessante para pediatras com noções básicas de ecocardiografia funcional. A carga horária total é de 380 horas e a 1ª turma inicia as aulas em março de 2017.
Pós-Graduação no Cetrus
Reconhecido pela excelência no ensino, o Cetrus promove potencialização do crescimento profissional a partir de cursos desenvolvidos e ministrados por professores com ampla experiência, que aliam o conhecimento científico-acadêmico à prática, amparados por instalações físicas adequadas, pacientes com diversas patologias, material didático especializado e estímulo à produção científica.
Sobre a Dra Marina M Zamith:
Coordenadora do curso de aperfeiçoamento em Ecocardiografia Fetal e coordenadora do curso livre de Ecocardiografia Funcional básico e avançado no CETRUS. Graduada em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP- EPM) - 1987. Título de especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), título de especialista em pediatria com área de atuação em cardiologia pediátrica pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e título de especialista em Ecocardiografia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Mestrado em Cardiologia pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (2005) e doutoranda em Medicina pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é responsável pelo curso de Ecocardiografia Funcional da pró-reitora de extensão da UNIFESP, responsável pelo setor de Cardiologia e Ecocardiografia neonatal e fetal do complexo hospitalar Pró Matre-Santa Joana. Responsável pela ecocardiográfica fetal da Fundação ABC. Possui experiência em Cardiologia pediátrica e fetal e Ecocardiografia pediátrica e fetal. Atua como revisora da Revista Paulista de Pediatria e da Ultrasound in Obstetrics & Gynecology Journal. Colaboradora do site da International Society of Ultrasound in Obstetrics & Gynecology (ISUOG).