4 passos para prevenir doenças do coração, segundo cardiologista do Cetrus
Segunda-feira, 15/05/2017 - Categoria: Ecocardiografia e Ecografia Vascular
As doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte do mundo, diz a Organização Mundial da Saúde (OMS). Aproximadamente 17,3 milhões de pessoas morrem anualmente por conta de problemas como enfarte do miocárdio, angina e aterosclerose – e a estimativa é que esse número pule para 23,6 milhões até 2030. Esse crescimento gradual é explicado não apenas por incidência genética, mas também por fatores comportamentais e, sobretudo, de negligência nos cuidados com a saúde.
Coordenador dos cursos de Ecografia Vascular Cetrus há mais quinze anos, o cardiologista José Olímpio Dias Jr. destaca a importância da prevenção e faz recomendações. “Além dos cuidados com alimentação e exercício físico, é importante que o paciente faça um acompanhamento médico para prevenir doenças cardiovasculares”, afirma. “Quando a pessoa tem histórico de acidente vascular cerebral na família, por exemplo, os cuidados e atenção com o próprio corpo devem ser redobrados, independentemente da idade”, ressalta ele.
Para complementar, o Dr. José Olímpio reforça a importância de manter uma dieta balanceada, praticar exercícios físicos regularmente, não fumar e controlar com um médico de confiança possíveis diabetes, hipertensão e colesterol.
Um curso Cetrus para aprimorar ainda mais seus conhecimentos nessa área
E é justamente com o objetivo de formar médicos mais preparados para realizar esse tipo de acompanhamento, conforme destaca a última dica, que o Cetrus proporciona um programa completo de aperfeiçoamento em Ecografia Vascular com Doppler. Coordenado pelo próprio Dr. José Olímpio Jr., o curso capacita o profissional para atuar na prevenção e no diagnóstico, na realização de exames complementares, bem como na avaliação dos fatores de risco, na estratégia e na educação preventiva.
“É o profissional que irá pedir os exames e acompanhar cada caso. Vejo como fundamental essa relação entre médico e paciente para que o número de mortes por doenças cardiovasculares diminua. A realização de exames, cada vez mais acessíveis, é a forma mais eficaz de combater esses índices, já que na maioria das vezes essas doenças são assintomáticas [sem sintomas]”, afirma o cardiologista. Em outras palavras, tão importante como seguir as dicas é escolher um médico que possa oferecer avaliações mais assertivas.
Sobre o Dr. José Olímpio Dias Jr.
Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFMG (1982), fez residência em Clínica Médica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da UFMG (1985) e curso de Especialização em Cardiologia no Instituto do Coração da Universidade de São Paulo (1986). Na França, cursou a Pós-Graduação em Cardiologia na Université Louis Pasteur - Strasbourg. Obteve os títulos de Especialista em Clínica Médica (Ministério da Educação e Cultura) e Cardiologia (Sociedade Brasileira de Cardiologia). Atua nas áreas de Ecocardiografia (Departamento de Ecocardiografia da Sociedade Brasileira de Cardiologia) e Ecocardiografia Vascular com Doppler (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e Colégio Brasileiro de Radiologia). Possui mestrado em Ciências da Saúde - Infectologia e Medicina Tropical - Faculdade de Medicina da UFMG (2011). Áreas de atuação: Cardiologia, Ecocardiografia e Ecografia Vascular.